O Dia Nacional da Água é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. A gestão da água tem impacto em variados sectores, desde a saúde à alimentação, da energia à indústria, etc., sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.

  

Neste dia organizam-se múltiplas iniciativas em Portugal com a água, o recurso essencial à vida, em destaque.

  

Hoje destacamos a importância da preservação da qualidade da água, e para isso é necessário a análise de águas residuais e efluentes, esta por sua vez é feita para que se avalie a concentração de agentes poluidores presentes nos resíduos.

  

Esses dados são fundamentais, devendo ser sempre monitorizados, uma vez que a descarga de efluentes, não só industriais, como também de outras naturezas, é uma das principais formas de contaminação de recursos naturais de água.

  

O tratamento de águas residuais é de extrema importância dado que estas águas são descarregadas no ambiente aquático, como águas superficiais, que são muitas vezes utilizadas para fins recreativos ou para sistemas de aquacultura e cuja contaminação poderá conduzir a graves problemas de saúde e alguns casos por em risco a vida.

  

De forma a reduzir também o nível de água potável utilizada na rega de terrenos, parte das águas residuais que entram numa ETAR são recuperadas para rega.



 

 

É necessário garantir uma boa qualidade das águas.

 

 

Os Laboratórios ALS realizam as determinações analíticas previstas na legislação em vigor para a caracterização de efluentes, sejam de origem industrial ou doméstica, para avaliação do cumprimento dos valores limite de emissão de descarga de águas residuais.

 

Os nossos técnicos aplicam procedimentos validados pelo laboratório para a que a amostra represente as condições reais no momento de colheita.

 

Realizamos 

serviços de amostragem

a 24 horas.

 
 

Se ficou interessado, e quiser saber mais sobre este tema,

entre em contacto connosco através do email

 
comercial@alsglobal.com

Subscreva o nosso canal,
 e receba os nossos vídeos em primeira mão.

 Siga-nos nas redes sociais

 e acompanhe-nos diariamente.