O Dia Nacional da Água é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. A gestão da água tem impacto em variados sectores, desde a saúde à alimentação, da energia à indústria, etc., sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.
Neste dia organizam-se múltiplas iniciativas em Portugal com a água, o recurso essencial à vida, em destaque.
Hoje destacamos a importância da preservação da qualidade da água, e para isso é necessário a análise de águas residuais e efluentes, esta por sua vez é feita para que se avalie a concentração de agentes poluidores presentes nos resíduos.
Esses dados são fundamentais, devendo ser sempre monitorizados, uma vez que a descarga de efluentes, não só industriais, como também de outras naturezas, é uma das principais formas de contaminação de recursos naturais de água.
O tratamento de águas residuais é de extrema importância dado que estas águas são descarregadas no ambiente aquático, como águas superficiais, que são muitas vezes utilizadas para fins recreativos ou para sistemas de aquacultura e cuja contaminação poderá conduzir a graves problemas de saúde e alguns casos por em risco a vida.
De forma a reduzir também o nível de água potável utilizada na rega de terrenos, parte das águas residuais que entram numa ETAR são recuperadas para rega.
|