A segurança e a confiança, baseadas na adoção das medidas definidas nos Planos de Contingência, são essenciais para retomar a atividade normal das organizações.
A verificação da eficácia das medidas de higiene é indispensável para validar a confiança nos sistemas de prevenção e controlo implementados.
A ALS desenvolveu o serviço SWAB COVID-19 para validar a higiene de superfícies. 
 
Este serviço consiste na pesquisa do vírus SARS-CoV-2 em superfícies, realizados pela metodologia RT PCR (Real Time Polymerase Chain Reaction).
Estes testes laboratoriais, integrados nos Planos de Contingência, monitorizam a eficácia da higienização e reduzem o risco de contaminação através de superfícies. 
 
A ALS entrega o kit com o material para a realização da colheita, acondicionamento e transporte das amostras e efetuamos o levantamento das amostras nas instalações dos clientes. 
 
 
Seguimos as recomendações da World Health Organization (WHO) no que se refere aos procedimentos de colheita e amostras de controlo a efetuar em cada colheita e da Direção-Geral da Saúde (DSG) no que se refere ao transporte das amostras em sistema de embalagem tripla.
 
O Prazo de Entrega de Resultados é 48 horas (dias úteis contados a partir da data de receção das amostras no laboratório de Tondela).