Vai ficar tudo bem 
A ALS mostra-lhe como fazer
a Colheita de Zaragatoas!
 
Em tempos incertos, deixamos-lhe uma certeza: a nossa equipa continua aqui, pronta para receber e processar todas as suas amostras.

 
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) publicou uma nota informativa onde esclarece se Pode o novo tipo de coronavírus ser transmissível através da Comida?

Conforme descrito na nota informativa da ASAE, tendo em consideração todos os estudos científicos levados a cabo até ao momento, não existe evidência de qualquer tipo de contaminação através da ingestão de comida cozinhada ou crua.

Contudo, e aplicando o princípio da precaução, o reforço das medidas de higiene e limpeza é altamente aconselhado porque as boas práticas reduzem claramente a concentração de vírus e diminuem eficazmente a probabilidade de contaminação.
 
 
No que se refere à preparação, confeção e consumo de alimentos, a ASAE recomenda reforçar-se as medidas de higiene que já antes da pandemia eram recomendadas:
  • Lavagem prolongada das mãos seguida de secagem apropriada evitando a contaminação cruzada (por exemplo fechar a torneira com uma toalha de papel ao invés da mão que a abriu enquanto suja);
  •  Desinfeção apropriada das bancadas de trabalho e das mesas com produtos apropriados;
  • Evitar a contaminação entre comida crua e cozinhada;
  • Cozinhar e “empratar” a comida a temperaturas apropriadas e lavar adequadamente os alimentos crus;
  • Evitar partilhar comida ou objetos entre pessoas durante a sua preparação, confeção e Consumo.
Não há evidência de que o novo tipo de coronavírus possa ser transmissível através da ingestão de comida, mas devem ser mantidas e reforçadas as medidas de prevenção de higiene e manipulação de alimentos seja em casa ou em contexto profissional.


As zaragatoas são usadas para avaliar o estado de higienização, tanto dos manipuladores como superfícies que possam entrar em contacto com os alimentos.

Sendo um fator de extrema importância na validação das Boas Práticas de Higiene e Manipulação, bem como na implementação do Sistema Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP).
 
 

As zaragatoas devem ser efetuadas respeitando regras e uma determinada área, a ALS mostra-lhe como o fazer!

De modo a agilizar todo o processo, desenvolvemos um vídeo ilustrativo com os passos a seguir para fazer a Colheita de Zaragatoas!
 

 
Se ficou interessado, e quiser saber mais,
entre em contacto connosco através do email
Ligados.a.Si@alsglobal.com
ou envie-nos os seus dados, nós entramos em contacto!
Ligue-se a Nós
 
Subscreva o nosso canal,
e receba os nossos vídeos em primeira mão.
YouTube
Siga-nos nas redes sociais
e acompanhe-nos diariamente.
Facebook
LinkedIn