View this email in your browser
Organismos Geneticamente
Modificados (OGM)
A União Europeia estabelece um conjunto claro de padrões a serem aplicados em toda a cadeia alimentar, desde a produção até à distribuição. A legislação actual regula a colocação no mercado de alimentos contendo ou produzidos a partir de Organismos Geneticamente Modificado (OGM). O Regulamento (CE) n.º 1829/2003 refere-se à designação de produtos alimentares que, deliberadamente, contêm um OGM autorizado. É obrigatório que, quando apresentado em proporção superior a 0,9%, o ingrediente geneticamente modificado seja rotulado. Apenas os OGM autorizados estão abrangidos pelo âmbito de aplicação da legislação, sendo a utilização de todos os não autorizados estritamente proibida.
Mais informação sobre os OGM autorizados e não autorizados para os diferentes tipos de organismos vegetais pode ser consultada no site da União Europeiahttps://ec.europa.eu/food/plant/gmo/ ou no site do International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications(ISAAA) http://www.isaaa.org/gmapprovaldatabase/
As técnicas de biologia molecular, baseadas em análise de DNA, são as metodologias de referência para a identificação e quantificação de OGM. 
A técnica de PCR em tempo real é actualmente a técnica de referência para detecção e quantificação de OGM. No entanto, devido às suas limitações, esta técnica vêm-se mostrando cada vez mais inadequada na resposta ás necessidades legislativas. Neste contexto, a nova tecnologia de PCR digital tem sido considerada uma alternativa fiável e robusta. Esta técnica permite uma quantificação absoluta (sem a necessidade de curvas padrão), permitindo uma detecção e quantificação sensível, específica e precisa. Por outro lado a tecnologia de PCR digital mitiga também os efeitos de competição e da acção de inibidores, melhorando consideravelmente a capacidade analítica.
O laboratório da ALS Controlvet, encontra-se actualmente a desenvolver projectos para desenvolver e implementar a inovadora técnica de PCR digital para a quantificação de OGM. Os ensaios de quantificação de OGM por PCR digital serão brevemente serão introduzidos no nosso portfolio analítico permitindo assim maior rigor e fiabilidade nas quantificações de OGM.

Daniela Silva, PhD
Molecular Biology R&D Manager
Food & Pharmaceutical